Aqui vai uma pequena história sobre a criação de um meme usando uma marca comercial bastante conhecida. Antes, vamos estabelecer alguns conceitos para mostrar o quanto sabemos o que está sendo falado (vulgo exibir-se). O termo meme vem do grego e significa imitação. O conceito original remete ao livro O gene egoísta de Richard Dawkins de 1976. Assim como o gene é uma molécula que reproduz a si mesma, o meme seria uma unidade de memória capaz de se reproduzir. Obviamente o meme não utiliza átomos, ele usa o seu material constituinte, ou seja, idéias, informação, referências. Existe até um campo de estudo dos memes, a memética, que deve ser uma das áreas do conhecimento mais divertidas atualmente.

images No marketing, o conceito de meme está ligado a uma das ferramentas mais interessantes da atualidade: a viralização. Assim como o virus biológico procura espalhar seus gens, o marketing viral busca que as pessoas através do seu comportamento espalhem a ideia que se quer comunicar. Obviamente, não é nada fácil criar uma campanha viral. Isso porque o conceito exige espontaneidade, ou seja, pessoas que livremente escolhem espalhar o seu conteúdo por razões privadas. Como convencer as pessoas a fazer isso de maneira espontânea, sem nenhum incentivo?

meme_pensando_png_by_mfsyrcm-d5949t0

É ai que entram os memes, razões não faltam para usá-los, embora fazer isso indiscriminadamente possa ser muito perigoso. Novamente como o vírus biológico, o meme viral vai se transmutar a medida que for sendo compartilhado. E este é o objetivo, já que nisso reside o envolvimento das pessoas com a ideia. Os tempos em que a comunicação era um vetor remetente -> destinatário acabaram ( ainda bem ). Atualmente a comunicação que funciona é algo assim: ezgif.com-gif-maker

Bem, obviamente para a estratégia de marketing mais comum, não é necessário conquistar o mundo, pode ser até indesejável, já que a mensagem será mudada, formatada, desviada, e toda a sorte de modificações aleatórias feitas por quem se interessar. Voltando a história: Estava eu navegando pelo Facebook quando me deparei com a postagem de um amigo.

post lao

Parei para ler os comentários e eis que havia este: coment

Pensei um pouco em algum outro Johnnie para comentar, mas eis que, as duas entidades do que se chama cultura pop, tanto a marca de Whisky, quanto a produção cinematográfica possuiem referências gráficas muito claras e possíveis de serem mixadas. Então rapidamente e sem muito trabalho criei a seguinte imagem:

johnny_walker_and skywalker

Eu adoraria que isto viralizasse, mas é bem pouco provável que isso aconteça. As variáveis para algo se tornar um meme viral na internet são muitas e a maioria incontrolável. Algumas porém são possíveis de utilizar, havendo o interesse, a principal delas estou usando neste momento: colocar na rede mundial de computadores. Quem sabe não acontece. Por enquanto fico satisfeito com as curtidas no post do meu amigo e com a ideia de ter proporcionado algumas risadas a diversos desconhecidos espalhados pelo mundo.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Mememarketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s